Como reconhecer assinatura digital pelo cartório de forma online


⚠ ETAPA 1 - CADASTRO


⚠ 1º passo: Acesse o site do sistema e-notariado e realize o seu cadastro.Nessa etapa, você precisará preencher os dados, anexar seu documento pessoal e tirar uma foto de confirmação. Link para o site: 


https://www.e-notariado.org.br/customer/certificate-requestr


Aperte em "solicite":





⚠ 2º passo: Preenchidos os dados pessoais, escolha um dos cartórios da sua cidade disponibilizados, de preferência que você tenha firma reconhecida, para realizar a emissão do seu certificado. Após escolher o cartório e clicar em “enviar solicitação”, você receberá um e-mail de confirmação. 







⚠ 3º passo: Agora, você deve esperar o cartório que você selecionou entrar em contato com você (provavelmente o contato será feito via whatsapp). Eles vão pedir para fazer uma vídeo chamada com você, para que possam confirmar a sua identidade (basta aparecer na vídeo chamada e mostrar seu documento, dura no máximo 2 minutos!). 

OBS: Esse contato geralmente acontece em até 3 dias, fique atento! 


⚠ 4º passo: Finalizada a chamada de vídeo, em instantes será enviado um link por SMS para você baixar o aplicativo do e-notariado. Nele constará o seu certificado digital, que ficará armazenado no seu celular. 














✅ ETAPA 2 - ASSINATURA DO DOCUMENTO 


✅ 5º passo: Finalmente, chegamos no momento de ter a assinatura digital reconhecida pelo cartório, o que pode ser realizado pelo aplicativo ou site. No aplicativo e-notariado e clique em “meus documentos”:






Se optar pelo site (https://www.e-notariado.org.br/customer/e-not-sign), busque a opção “crie seus fluxos”, selecione o seu certificado digital já cadastrado e clique em “acessar”:  






Atenção: se estiver utilizando um computador, abra o app e-notariado em seu celular para receber a notificação de autorização e sincronizar com o computador. Se for seu primeiro acesso ao sistema, o sistema direcionará para instalar a extensão Web PKI em seu navegador. Consulte as orientações nesse link https://colegionotarialdobrasil.freshdesk.com/a/solutions/articles/43000663466 


✅  6º passo: Clique em “+ Novo documento” e depois em “e-Not Assina”. Você será direcionado para iniciar o preenchimento dos dados da criação de seu Fluxo de Assinaturas. 








✅  7º passo: Envie o arquivo que deseja assinar (salve o arquivo da procuração que disponibilizamos no site da Resolvvi e anexe no local indicado). 







✅  8º passo: Enviado o documento, é necessário agora preencher as suas informações (pessoa que irá assinar). Somente é necessário o nome completo, CPF e e-mail (verifique se está na opção correta: signatário). 





✅  9º passo: Agora, é necessário posicionar a representação da assinatura digital no documento. Para isto, ative o “seletor de posicionamento” e clique em “Escolher posição''. Você será redirecionado para a página da procuração e deverá escolher onde deseja que a assinatura seja colocada. Feito isso, clique em “salvar”. 







? ETAPA 3 - PAGAMENTO DE TAXA 


?10º passo: Escolha a forma de pagamento e cadastre os seus dados de faturamento: 






? 11º passo: Para ter acesso ao documento assinado, é necessário o pagamento da taxa (o valor varia a depender do cartório que presta o serviço). O sistema apresentará o valor total desse documento. Clique em "Pagar":





ETAPA 4 - ENVIO DO ARQUIVO PARA O TIME RESOLVVI 


? 12º passo: Após a compensação do pagamento, você será notificado pelo aplicativo ou pelo e-mail para aprovação ou assinatura do documento. 







?  13º passo: Após assinatura digital realizada, o cartório efetuará o reconhecimento dela. O documento com os reconhecimentos pode ser baixado clicando na seta abaixo do ícone do PDF: O arquivo da procuração irá conter duas páginas: uma com a procuração em si com sua assinatura digital e a outra com o reconhecimento do cartório 







FINALIZAMOS AS ETAPAS  ✨


Baixado o arquivo com a procuração digital reconhecida em cartório, precisamos que você nos envie o mais rápido possível, pois o seu processo está correndo risco de ser extinto! O envio do arquivo deve ser feito pelo nosso site. 

Basta acessar sua conta em https://app.resolvvi.com/autenticacao e clicar em "Enviar pendências".



Qualquer dúvida, pode contar com o time Resolvvi!



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo