Quando tenho direito a indenização?

Atraso de voo: Caso você chegue com 4 horas ou mais de atraso em seu destino final, você pode reivindicar uma indenização. Lembrando que a companhia deve fornecer meios de comunicação quando o atraso for superior a 1 hora, alimentação se for superior a 2 horas, e acomodação em hotel e transporte se superior a quatro horas. É importante guardar o cartão de embarque e o comprovante da reserva para comprovar que você estava presente no voo, e solicitar uma declaração da companhia acerca do atraso.


Voo cancelado: Caso você chegue em seu destino final com 4 horas ou mais de atraso, você pode reivindicar uma indenização. A companhia deve fornecer a opção de reembolso integral, de reagendamento da passagem em dia e horário de preferência do cliente e de remarcação em um próximo voo (mesmo que de outra companhia). É importante guardar o cartão de embarque e quaisquer outros documentos de viagem e solicitar uma declaração da companhia confirmando o cancelamento do voo - fique tranquilo, pois, caso a companhia não disponibilize essa declaração, nós temos meios para certificar que de fato o voo foi cancelado.


Overbooking: Nos casos em que houver negativa de embarque por parte da companhia da aérea devido a presença de mais passageiros do que assentos disponíveis, você pode reivindicar uma indenização se o passageiro chegar com 4 horas ou mais no destino final. No entanto, caso o cliente tenha se voluntariado para ser realocado em outro voo mediante compensação imediata paga pela companhia, não caberá indenização.


Extravio de bagagem: Caso sua bagagem permaneça extraviada por 3 ou mais dias, você pode reivindicar uma indenização. A companhia aérea deve arcar com todas as despesas que surgirem em decorrência do extravio, então é importante manter todos os comprovantes e cupons fiscais dos gastos. Para entrar com o pedido de indenização é necessário comprovante da passagem aérea e uma foto do RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) - realizado dentro do aeroporto, normalmente próximo às esteiras de bagagem.


Perda de conexão: Caso o cancelamento ou atraso de um voo prejudique uma conexão e você chegue ao seu destino final com 4 horas ou mais de atraso, você pode reivindicar uma indenização. É importante que você guarde além do Cartão de Embarque original algum comprovante do voo em que foi realocado.


Cancelamento por no-show: Caso a companhia aérea cancele a sua passagem de volta por você não ter comparecido o voo de ida de última hora e sem opção de remarcação, você pode reivindicar uma indenização.


Baixe nosso guia para ser indenizado e saiba mais!




Não esqueça de avaliar se o artigo foi útil nos botões abaixo. Sua opinião é muito importante! 

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo