Ainda estou com o nome negativado. A quem recorrer?

Caso o processo de limpeza do nome tenha sido julgado de forma desfavorável, existem algumas opções que você pode considerar para lhe ajudar a resolver essa questão.

Primeiro recomendamos que faça uma reclamação nos seguintes canais, caso ainda não tenha feito:

Procon:

  1. Acesse o site do procon: Primeiro, verifique se o Procon de sua região permite o registro de reclamações online. Muitos Procons aceitam reclamações online (por site ou aplicativo).

  2. Cadastro ou login: Se for a primeira vez que está usando o serviço online do Procon, pode ser necessário fazer um cadastro. Caso já tenha um cadastro, faça o seu login.

  3. Preencha o formulário de reclamação: Complete o formulário de reclamação, fornecendo informações detalhadas sobre o problema. Descreva os fatos, mencione datas e inclua os documentos que comprovam sua reclamação.

  4. Descreva sua solicitação: Informe que deseja a retirada da negativação indevida e a inexigibilidade dos débitos, caso ainda esteja sendo cobrado pela própria empresa.

  5. Envie a Reclamação: Após preencher todos os campos necessários, envie a reclamação. O sistema geralmente gera um protocolo que você pode utilizar para acompanhar o andamento da reclamação.


Entenda como o Procon pode ajudar



Consumidor.gov:

  1. Acesse o Site: Acesse o site do Consumidor.gov.br

  2. Cadastro ou Login: Clique no botão “Entrar com gov.br”: Se você ainda não tem um cadastro no gov.br, será necessário criar uma conta. Caso já tenha uma conta, faça o login utilizando seu e-mail e senha.

  3. Escolha a Empresa: Após o login, escolha a empresa com a qual você deseja registrar a reclamação.

  4. Preencha o Formulário: Complete o formulário de reclamação, fornecendo detalhes sobre o problema de forma clara e objetiva.

  5. Escolha a Solução Desejada: Informe que deseja a retirada da negativação indevida e a inexigibilidade dos débitos, caso ainda esteja sendo cobrado pela própria empresa.

  6. Envie a Reclamação: Após preencher todos os campos necessários, clique em "Enviar".

  7. Acompanhe a Resposta: A empresa notificada terá um prazo para responder à reclamação. Você receberá um e-mail informando sobre a resposta da empresa. Além disso, é possível acompanhar o andamento da reclamação no site usando o número de protocolo.

Se o problema ainda assim não for resolvido, recomendamos que você busque uma negociação direta com a empresa que realizou a negativação indevida. Explique a situação e apresente todos os documentos comprovatórios para tentar um acordo amigável e se possível com desconto.

Lamentamos o transtorno que isso está causando e queremos assegurar que estamos aqui para ajudar a encontrar a melhor solução possível.


Qualquer dúvida, pode chamar a gente no WhatsApp.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo