Audiência Facultativa, preciso comparecer?

Você acabou de ter sua audiência marcada e  pode estar se perguntando se deve ou não comparecer à audiência do seu pedido. 


Por isso, vamos te ajudar a entender o que irá acontecer na audiência e como ela pode impactar no resultado do seu processo!

1. Por que foi solicitada uma audiência no processo?

No decorrer dos processos judiciais, pode acontecer que o juiz solicite a marcação de audiências, para verificar se existe a possibilidade de acordo entre as partes ou para coletar informações relevantes para a tomada de decisão.
Assim, podem ser marcadas dois tipos de audiência: de conciliação ou de instrução.

Audiência de Instrução:

Caso tenha sido marcada uma audiência de instrução, é o momento do juiz  coletar informações relevantes que ajudarão na tomada de decisão, as partes podem apresentar evidências, depoimentos e argumentos. 


Audiência de Conciliação:

O juiz entende a audiência de conciliação como uma oportunidade crucial para as partes envolvidas dialogarem e buscarem soluções amigáveis. É nesse momento que se pode alcançar um acordo que satisfaça ambas as partes de maneira eficiente, evitando assim um julgamento demorado e cansativo.


Lembramos que a empresa pode não ofertar uma proposta de acordo, e que, caso oferte, você também não será obrigado a aceitar, apenas se sentir que o valor ofertado supre o dano que foi sofrido.


2. Audiência com presença Facultativa:

Nesse caso, as partes envolvidas têm a opção de comparecer ou não, sem que isso resulte em penalidades ou consequências legais pela ausência. 
Caso tenha interesse em participar basta nos informar, pois em até duas horas antes da audiência o advogado entrará em contato para te passar todas as instruções. 


Mas, caso não possa, não precisa se preocupar! O advogado estará presente na audiência para defender seus interesses e irá lhe informar caso seja ofertada qualquer proposta de acordo.


Nesses casos, pedimos que nos informe o quanto antes se irá comparecer à audiência, para que assim, o advogado entre em contato para repassar todas as instruções necessárias.



_________________________________________


Qualquer dúvida, entre em contato com a gente e-mail atendimento@resolvvi.com ou pelo nosso Whatsapp. estamos à disposição!





Não esqueça de avaliar se o artigo foi útil nos botões abaixo. Sua opinião é muito importante! 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo